muitos alunos me fazem esta pergunta, acredito que a resposta passa pelo planejamento. Nas
da área de saúde pouco se fala em sucesso profissional e planejamento de carreiras assim como
nas oportunidades que nascem a todo momento junto com novas tecnologias e áreas de atuação!
Abaixo algumas dicas
Planejando sua carreira efetivamente
Com uma visão, um projeto de vida claro, o próximo passo é
entender quais são os instrumentos que levam à concretização deste objetivo. O erro mais comum é acreditar que apenas a
escolaridade e os idiomas são os ingredientes do gerenciamento de carreira, alguns
itens que devem ser trabalhados durante a trajetória profissional:
Escolaridade: Escolha o curso ou cursos que você deve fazer
para atingir o seu objetivo. Lembre-se de que nem sempre os cursos que estão na
mídia serão os mais indicados para ajudá-lo a realizar seu projeto.
Idiomas: Avalie se realmente é necessário saber falar vários
idiomas para desempenhar com competência a função desejada ou mesmo para que o
mercado reconheça que você tem as habilidades para chegar ao seu objetivo. Mas
atenção: leve em conta que falar um segundo idioma é importante não só para a
vida profissional mas também para seu desenvolvimento pessoal.
Networking: Cultive e desenvolva uma rede de relacionamentos
compatível com o mercado ou área de atuação. Ninguém consegue conhecer todo
mundo do mercado e nem sobreviver sem uma rede ativa. Portanto, planeje e foque
seus esforços em relacionamentos que contribuirão com informações, dicas e,
quem sabe, indicações...
Projetos: Busque assumir projetos que lhe permitam
desenvolver competências que serão importantes no futuro ou mesmo que sejam
essenciais para posições que você almeja assumir. Por exemplo: projetos que
permitam desenvolver visão estratégica ou que lhe ofereçam alguma exposição
internacional.
Competências: Tenha clareza de quais são as competências que
se deve desenvolver para que esteja preparado para assumir novas posições.
Exposição no mercado: Possua relacionamento e seja conhecido
no segmento de mercado que lhe interessa. Não adianta ter as melhores
qualificações se ninguém as conhece. Defina qual o mercado ou segmento de
mercado que é o seu foco e busque formas de adquirir exposição, seja através de
networking ou mesmo da mídia especializada.
Marketing pessoal: Entenda que você, mesmo sendo empregado
de uma empresa, está oferecendo um serviço em troca de uma remuneração. Você
precisa mostrar que seu serviço está atingindo os resultados ou que está muito
além dos resultados esperados. Seu cliente atual (empresa onde trabalha) e seus
clientes em potencial (outras empresas de seu interesse) precisam conhecer seus
diferenciais.
Vida pessoal: Não adianta colocar toda sua energia e tempo
apenas na vida profissional. Mais do que um projeto profissional, todos temos
que ter um projeto de vida maior, que inclua família, lazer, trabalho
voluntário, hobbies, etc. Estes outros interesses garantem que você consiga se
reenergizar, viver com menos stress e se preparar para uma segunda ou terceira
carreira ao longo da vida.
Cada um deve fazer seu próprio plano de carreira com base
nos fatores acima descritos. Não existem planos iguais, pois mais do que um
plano de carreira, eles são projetos de vida!