Páginas

2011/08/21

COLETA DE CÉLULAS TRONCO DO SANGUE DO CORDÃO UMBILICAL E PLACENTÁRIO


Células-tronco, uma realidade
Um fato que a medicina até recentemente desconhecia era que o sangue do bebê que restava no cordão e na placenta após o nascimento e, normalmente, era desprezado na sala de parto é um sangue altamente rico em células-tronco, com capacidade de regenerar toda a função da produção de sangue de uma medula óssea.


Existe mais de um tipo de células-tronco?

Sim, há dois tipos mais comuns, células-tronco adultas hematopoiéticas (sanguíneas) e embrionárias. Porém, a única que possui protocolos de utilização são as hematopoiéticas. Elas são encontradas principalmente no sangue do cordão umbilical "recém nascidos" e na placenta, medula óssea (parte interna dos ossos com maior concentração na bacia) e no sangue periférico.

Por que guardar células-tronco do cordão umbilical?

Para proteger a saúde de seu filho.

Imagine que no futuro, ele necessite de um transplante de medula óssea. A busca de um doador pode levar meses, pois a chance de encontrar um doador compatível que não seja da família é de 0,0001% (1 em 1.000.000). Portanto, se o seu filho já tiver armazenado estas células, ele poderá utilizá-las imediatamente. Ainda existe a possibilidade de um outro filho utilizá-la, uma vez que a chance de compatibilidade entre irmãos é de até 80 % (em se tratando de irmãos adultos, esta compatibilidade é de 25 %).

Já foram realizados milhares de transplantes de sangue de cordão umbilical em todo o mundo, incluindo no Brasil, e esta é a fonte de células que atualmente mais cresce em utilização nos procedimentos de transplante, com a vantagem de induzir menos fenômenos de rejeição, diminuindo este tipo de complicação e permitindo, assim, que um maior número de pacientes possa ser beneficiado por aumentar as chances de compatibilidade.

Qual a utilização das células-tronco do sangue do cordão umbilical e placentário? 

“O Câncer é a principal causa de morte por doença em crianças abaixo de 15 anos. Os tumores mais comuns que podem ocorrer na infância são as leucemias, linfomas, tumores do sistema nervoso, sarcomas, tumores do fígado, tumores germinativos e tumores epiteliais.” (Fonte: Sociedade Brasileira de Cancerologia; http://www.sbcancer.org.br ).

A principal utilização atualmente das células-tronco é no transplante de medula óssea, no tratamento de linfomas, mielomas, anemias e leucemias. Porém, existem várias outras doenças em pesquisa como diabete (tipo 1), lúpus, derrame cerebral, regeneração tecidual do coração, dentre outras.

O uso terapêutico das células-tronco coletadas tem um futuro promissor e a cada dia novas descobertas são feitas, aumentando ainda mais a sua aplicação.

Como funciona a coleta e o congelamento.
  • Coleta - Ela é feita logo após o nascimento do bebê, no momento em que é cortado o cordão umbilical e ainda com a placenta dentro do útero, antes da sua expulsão. Não oferece risco nem para a mãe e nem para o bebê. O sangue retido no cordão umbilical e na placenta flui para uma bolsa de coleta apropriada através de uma agulha introduzida em um dos vasos do cordão umbilical e, também, através da punção dos vasos da placenta após a sua expulsão. Este processo dura aproximadamente 10 minutos.
  • Processamento – Logo após a coleta o sangue do cordão é imediatamente encaminhado para o laboratório da HONCORD (tecnologicamente bem equipado) localizado em Goiânia, onde as células-tronco serão separadas, quantificadas e adicionadas às substâncias químicas.
  • Armazenamento – Após analisar a viabilidade, o sangue do cordão será congelado em tanques de nitrogênio liquido a -196ºC.
  • Relatórios – Anualmente, na data do aniversário da criança, os pais recebem testes de viabilidade das células congeladas e poderão visitar a qualquer momento o laboratório de criopreservação.
Bolsa de congelamento bi-partida
A Honcord, acompanhando a evolução das pesquisas na utilização das células-tronco hematopoieticas, modificou sua forma de congelamento da bolsa única para bolsa bi-partida.
A nova forma de congelamento é feita com duas bolsas bi-partidas, sem custo adicional, com capacidade mínima para o congelamento das células-tronco exigida pelos protocolos nacionais e internacionais, 5x10 elevado à oitava potência.
Essa nova técnica de congelamento da a oportunidade de utilização das células mais de uma vez em momentos distintos, dependendo da necessidade do procedimento.
Quando Criopreservar?

Após a coleta, o sangue de cordão é analisado e é indicado criopreservar quando:
  1. o volume coletado for de pelo menos 70ml ou se o número de células nucleadas for maior que 5x108;
  2. os exames sorológicos da mãe forem negativos para HIV, hepatite B e C, doença de Chagas, HTLV I e II, Sífilis e a cultura para aeróbios, anaeróbios e fungos for negativa;
  3. a viabilidade das células for maior que 65%.
Quando qualquer um desses critérios não estiver presente, uma decisão conjunta entre os pais e a equipe HONCORD decidirá o destino do sangue coletado.

Como Criopreservar?

Após a análise favorável do sangue de cordão, este é purificado através de uma técnica de sedimentação induzida, o seu volume é reduzido e juntamente com agentes criopreservantes (que tem a função de manter a integridade das células), o sangue passa por um sistema programado e controlado de congelamento até a temperatura de 80ºC negativos, quando então passa a ser armazenado em tanques de nitrogênio líquido (196ºC negativos).

Como a HONCORD garante a viabilidade das Células-Tronco?

A HONCORD conta com um sistema de armazenamento e distribuição de nitrogênio, baseado no EUROCORD (Banco de Sangue de Cordão Umbilical Europeu):
  • sistema de isolamento à vácuo que impede o aquecimento do nitrogênio através da tubulação;
  • tanque de nitrogênio sobressalente que funciona como back up;
  • freezer de congelamento mecânico a 80ºC negativos que funciona como back up;
  • sistema de distribuição automática de nitrogênio líquido;
  • sensores de concentração de oxigênio em todos os ambientes;
  • sistema automático de exaustão de gases;
  • tanque principal de nitrogênio líquido com 1500 litros de capacidade;
  • sistema automatizado de aspiração do nitrogênio na fase gasosa, diminuindo o tempo de exposição a temperatura ambiente e desfavorecendo o aquecimento transiente;
  • sistema de arquivamento e localização computadorizado para as unidades e amostras;
  • no-break para a rede elétrica;
  • monitoramento 24 horas da rede de nitrogênio líquido e da temperatura de armazenamento, via internet e por telefonia;
  • gerador;
  • segurança 24 horas no local de armazenamento.
Por que coletar com a HONCORD?

A HONCORD é uma empresa goiana, que tem como Diretor Técnico o oncologista e hematologista Dr. César Bariani (CRM-GO 4253), o qual trouxe da França a tecnologia que permite armazenar as células-tronco do sangue de cordão umbilical e placentário, proporcionando não só aos goianos como também às pessoas de todas as regiões do País que este inestimável material possa ser adequadamente preservado.

A HONCORD possui uma equipe formada por médicos hematologistas, pediatras, oncologistas, enfermeiros e biomédicos. Todos com vasta experiência em coleta e congelamento de células-tronco de sangue de cordão umbilical. Possui um quadro de enfermeiras qualificadas e disponíveis a qualquer hora para realizar a coleta na sala de parto e levar o material para o laboratório.

A clínica conta também com a colaboração de profissionais na área da saúde, treinados pela equipe Honcord, aptos para atender às diversas regiões do país e que oferecem a mesma qualidade no serviço prestado na coleta do sangue do cordão umbilical e placentário:

Goiás
  • Mineiros
  • Anápolis
  • Rio Verde
  • Jataí
  • Goianésia
Distrito Federal
  • Brasília
Minas Gerais
  • Uberlândia
Acre
  • Rio Branco
Mato Grosso do Sul
  • Campo Grande
Tocantins
  • Palmas
Pará
  • Redenção
Sempre estaremos à disposição dos pais que quiserem nos visitar para obter informações a respeito das células-tronco congeladas do seu filho(a).
Caso tenha alguma dúvida ou resolva coletar e congelar o sangue do cordão umbilical do seu bebê, basta entrar em contato conosco na CLÍNICA HONCORD pelos telefones (62) 3239-6600 / (62) 7812-3879 ou manifestar o interesse com o seu médico. Após uma visita, na qual iremos esclarecer o processo de coleta e congelamento, apresentar o laboratório de criopreservação e realizar uma triagem da mãe, estaremos a disposição para coletar o sangue de cordão umbilical e placentário, durante o parto, a qualquer hora do dia ou da noite (cesariana ou normal), com uma equipe de plantão permanente, 24 horas.