Páginas

2011/10/22

A legalidade do Biomédico Perfusionista




BIOMÉDICO INCLUÍDO NA CBO
A Classificação Brasileira de Ocupações é um documento que reconhece, nomeia e codifica os títulos e descreve as características das ocupações do mercado de trabalho.O biomédico foi incluído na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) do Ministério do Trabalho e Emprego (TEM), após fase de revisão e modernização conduzida pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), entidade vinculada à Universidade de São Paulo (USP).
De acordo com a classificação, o biomédico integra o grupo de competência 2212-05, da família ocupacional 2212. O processo foi concluído no último semestre de 2008 e desde janeiro de 2009 o profissional já conta com o CBO 2212-05, documento que reconhece, nomeia e codifica os títulos e descreve as características das ocupações do mercado de trabalho brasileiro.
DESCRIÇÃO - Eis a descrição dos profissionais biomédicos na CBO: "Analisam amostras de materiais biológicos, bromatológicos e ambientais. Para tanto coletam e preparam amostras e materiais. Selecionam equipamentos e insumos, visando o melhor resultado das análises finais para posterior liberação e emissão de laudos. Desenvolvem pesquisas técnico-científicas. Atuam em bancos de sangue e de células-tronco hematopoléticas. Operam equipamentos de diagnóstico por imagem e de radioterapia. Participam da produção de vacinas, biofármacos e reagentes. Executam reprodução assistida e circulação extracorpórea (perfusão/CEC). Podem prestar assessoria e consultoria técnico-científica. Trabalham seguindo as normas e procedimentos de boas práticas específicas de sua área de atuação".
A família ocupacional é descrita mediante a aplicação do método Dacum - Developing Curriculum, que permite o levantamento de um conjunto de atividades realizadas pelo profissional bem como as competências necessárias para a sua realização. Esse método é amplamente utilizado nos EUA e Canadá. Conforme o método, a descrição de uma família ocupacional é feita por um grupo de profissionais que desempenham essa ocupação. A CBO é utilizada pelos órgãos oficiais como secretarias de saúde municipal e estadual.


Perfusão:

A perfusão ou circulação extra-corpórea(CEC) é o procedimento no qual se substitui temporariamente as funções dos pulmões e do coração enquanto estes órgãos ficam excluídos da circulação, através de máquinas, aparelhos, circuitos e técnicas. O princípio da CEC consiste em desviar o sangue do coração direto para um sistema mecânico que o filtra, promove a sua oxigenação e regula a sua temperatura substituindo as funções dos pulmões. Quando transformado em sangue arterial, regressa à circulação sistêmica com o auxílio de uma bomba, que substitui a função do coração. A CEC não apenas substitui as funções cardiopulmonares mas, ao mesmo tempo, preserva a integridade celular, a estrutura, a função e o metabolismo dos órgãos e sistemas do indivíduo durante operações complexas e demoradas. O perfusionista trabalha numa equipe que atua no bloco operatório, constituída por cirurgiões, anestesistas e enfermeiros.Sendo a perfusão uma técnica extremamente complexa e de vital importância para o doente, são necessários meios humanos à sua altura, surgindo assim, com uma função extremamente ativa e precisa, o perfusionista.
Funções do perfusionista:
- Planejar, preparar, analisar e utilizar meios tecnológicos em perfusão cardiovascular;
- CEC convencional em adultos pediátricos e infantis;
- Dispositivos de bombeamento sangüíneo;
- Filtração sangüínea;
- Trocas gasosas; Dispositivos de trocas gasosas(oxigenadores);
- Hemodiluição;Preservação miocárdica;Técnicas de hipotermia;
- Circuitos de perfusão; Técnicas de conservação de sangue;
- Manejo da coagulação;
- Reaproveitamento sangüíneo peri-operatório;
- Hemofiltração/hemoconcentração;
- Meios de assistência cardio-respiratória.

Fonte: Conselho Regional de Biomedicina 3ª região - http://www.crbm3.org.br/?pg=nh_perfusao