1) O que é Valva Mitral?
É uma das valvas do coração que separa o átrio e o ventrículo esquerdos do coração (Figura 1).
2) O que a Valva Mitral faz?
A valva mitral realiza dois movimentos: o de abertura, com o qual permite que o sangue passe do átrio esquerdo para dentro do ventrículo esquerdo e o de fechamento, evitando que o sangue que chega ao ventrículo esquerdo retorne ao átrio esquerdo (Figura 2).
Figura 1 – Posição da Valva Mitral. | Figura 2 – Valva Mitral em funcionamento: |
3) Por que a Valva Mitral é importante?
A valva mitral permite que o sangue siga seu fluxo natural em uma única direção. Ou seja, o sangue que chega nos pulmões é oxigenado e encaminhado para o átrio esquerdo. Do átrio esquerdo, o sangue passa pela valva mitral e vai para o ventrículo esquerdo. Este se contrai e impulsiona o sangue para a artéria aorta que irá distribuir o sangue com oxigênio para todo o corpo.
4) Quais os problemas que podem acometer a Valva Mitral?
A valva mitral pode ser anormal desde o nascimento (doença congênita), pode deteriorar sua função com a idade (doença degenerativa, prolapso da valva mitral), pode ser afetada pela febre reumática (doença reumática), por infecção (endocardite infecciosa) ou por obstrução das artérias coronárias (doença isquêmica do coração), dentre outras causas.
5) O que acontece com a Valva Mitral quando acometida por estes problemas?
A valva mitral pode sofrer alterações em sua estrutura causando alterações em seu funcionamento. A valva mitral pode ter dificuldade para abrir, reduzindo o orifício por onde passa o sangue, esta anormalidade da valva chama- se Estenose Mitral. A valva mitral pode não se fechar corretamente e assim deixar o sangue que chegou ao ventrículo esquerdo retornar ao átrio esquerdo, o que se chama Insuficiência Mitral.
6) Quando operar a Valva Mitral?
Geralmente, pacientes que apresentam sintomas e possuem alterações na estrutura da valva mitral. Os principais sintomas são a falta de ar e o cansaço aos esforços.
7) O que é a cirurgia da Valva Mitral?
A cirurgia da valva mitral pode ser plástica ou troca. A plástica mitral preserva a válvula fazendo com que ela volte ao seu funcionamento normal. Quando as condições da valva não permitem a plástica, a valva mitral é trocada por uma prótese que pode ser biológica ou mecânica.
8) Quais as diferenças entre as próteses biológica e mecânica?
As próteses mecânicas apresentam a vantagem de maior durabilidade, porém apresentam problemas de formação de coágulos de sangue (trombos) o que leva à necessidade da utilização de medicamentos para controlar a coagulação do sangue. Estes medicamentos devem ser utilizados com rigoroso controle médico.
As prótese biológicas apresentam a grande vantagem de não precisarem de medicamentos para a coagulação do sangue, porém apresentam menor durabilidade. Estas próteses apresentam com o passar dos anos problemas de rotura (“rasgo”) do material ou calcificação (“endurecimento”) do tecido biológico, devendo ser substituídas de acordo com os sintomas do paciente
Agradecimentos ao Drº Duílio Rezende Cirurgião Cardiovascular Equipe CIRURCOR (062) 3932 3880 Goiânia GO