Páginas

2011/07/15

Pesquisa revela que 50% dos stents coronários implantados são desnecessários

Sem título 2

Em reportagens reveladoras, os jornais Wall Street Journal e Folha de São Paulo publicaram resultados de estudos que mostraram que 50% das angioplastias com implante de stent coronário em pacientes estáveis foram considerados inapropriados.

 

Esses resultados, publicados no Journal of the American Medical Association, surgem num momento de crescente preocupação sobre o uso excessivo da tecnologia médica e o consequente aumento do custo na área da saúde e tratamento médico.

 

Nos Estados Unidos, somente o Medicare gastou cerca de 25,7 bilhões de dólares com os procedimentos de stent coronário em seis anos, até 2009. Na esteira dessas revelações e a ações legais que se seguirão, uma das maiores companhias neste campo, a Johnson & Johnson - Cordis anunciou no mês passado que irá parar a produção de stents coronários, inclusive o stent farmacológico revestido com sirolimus, o Cypher® e se retirará da área da angioplastia coronária. Nos anexos estão os textos integrais das reportagens publicados em ambos os jornais.

 

Sem título 7

 

Sem título 3 Sem título 5 

 

Walter J. Gomes Domingo D. Braile

Luciano Albuquerque Orlando Petrucci

Editores do Boletim Científico da SBCCV