Em reportagens reveladoras, os jornais Wall Street Journal e Folha de São Paulo publicaram resultados de estudos que mostraram que 50% das angioplastias com implante de stent coronário em pacientes estáveis foram considerados inapropriados.
Esses resultados, publicados no Journal of the American Medical Association, surgem num momento de crescente preocupação sobre o uso excessivo da tecnologia médica e o consequente aumento do custo na área da saúde e tratamento médico.
Nos Estados Unidos, somente o Medicare gastou cerca de 25,7 bilhões de dólares com os procedimentos de stent coronário em seis anos, até 2009. Na esteira dessas revelações e a ações legais que se seguirão, uma das maiores companhias neste campo, a Johnson & Johnson - Cordis anunciou no mês passado que irá parar a produção de stents coronários, inclusive o stent farmacológico revestido com sirolimus, o Cypher® e se retirará da área da angioplastia coronária. Nos anexos estão os textos integrais das reportagens publicados em ambos os jornais.
Walter J. Gomes Domingo D. Braile
Luciano Albuquerque Orlando Petrucci
Editores do Boletim Científico da SBCCV